Mensagem aos crismados da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

SEJA UM CONGREGADO MARIANO!
Acesse as páginas das Congregações Marianas de Santos no Facebook:
www.facebook.com/cmanunciacao
www.facebook.com/cmfatima


Por José Renato Leal

Caros irmãos na Fé, que a paz de Cristo esteja com vocês. Parabenizo vocês pela conclusão da preparação ao Crisma. Pela recepção deste sacramento, vocês tiveram os dons do Espírito Santo fortalecidos em suas almas. É preciso, entretanto, que não ofereçam resistência a Deus. Do contrário, a força sobrenatural de que fostes revestidos não produzirá frutos. Nosso Senhor é aquele que está à porta do nosso coração e bate. Notem que ele não avança para dentro, mas espera ser atendido. “Não tenham medo: abram as portas ao Redentor”, disse o Beato Papa João Paulo II.


Como fiéis crismados, vocês devem ter a mesma fé da Igreja, aprovando o que ela aprova, desprezando o que ela despreza, sentindo o que ela sente. O crismado torna-se um soldado de Cristo, sempre em estado de prontidão, buscando estar sempre pronto a dar a razão de sua fé. Vocês, que receberam o Sacramento do Crisma, devem ter gosto pelas coisas espirituais, pelos assuntos que envolvem a Religião. Falar sobre Nosso Senhor, sobre a Fé e sobre a Igreja deve ser para vocês algo natural, sem constrangimentos. Aqueles que recebem o Sacramento do Crisma devem participar da Santa Missa todos os domingos, pois esta é uma obrigação do bom católico. A Santa Missa é o ato espiritual mais importante na terra. Nele somos testemunhas novamente do Sacrifício da Cruz. Nele recebemos Nosso Senhor vivo e verdadeiramente presente na Sagrada Comunhão.


Aquele que recebeu o Sacramento do Crisma deve ser justo e caridoso. Deve exercer a caridade sempre e a todo instante. Deve praticar a caridade para com seus familiares, amigos, colegas e desconhecidos, seja na rua, em casa, no trabalho, na escola, na faculdade, onde quer que esteja. Deve ser caridoso até mesmo com seus inimigos e detratores. O crismado deve ser rápido ser reconhecer a própria culpa em todas as circunstâncias em que for, de fato, culpado. Deve ser desinibido em perdoar e aceitar do outro o perdão. Deve se preocupar constantemente com a salvação de sua alma, evitando as ocasiões de pecado. Deve reconhecer que o maior bem que pode possuir em vida é a graça de Deus em sua alma. Não há nada mais precioso que isto. Não há meta mais importante que esta. Não há objetivo mais urgente que este: a graça de Deus que santifica a alma. Para ter em si a Graça, o crismado procurará com frequência o sacramento da Confissão, onde poderá obter o perdão dos pecados. O crismado deve rezar sempre, constantemente, incansavelmente. Através da oração, o crismado receberá de Deus a sabedoria para superar todos os obstáculos. Ele deverá ver todas as coisas com um novo olhar, além das aparências. Ele deverá compreender o sentido sobrenatural que existe sob cada atitude que tomamos neste mundo. Ele entenderá que a vida terrena não é tudo, é apenas parte de algo muito maior, e que as nossas decisões aqui definem nosso destino eterno. O crismado deve avaliar os acontecimentos que o cercam sob o prisma da doutrina que recebeu. Assim poderá compreender que muito daquilo que no mundo é considerado sem valor é, em verdade, precioso.